← Back to portfolio

Conheça 8 dicas incríveis de como decorar quarto pequeno

Published on

Saber mais pequenos espaços pode parecer complicado no início, mas você verá que com algumas  dicas de como decorar quarto pequeno, os seus ambientes serão transformados sem sacrifício. Com as técnicas certas, é possível usar todo o espaço que você tem de forma muito mais acessível.

A decoração é onde você deve investir para deixar o quarto do jeitinho que você quer, pois é lá que você vai passar boa parte das horas do seu dia, não é? Ter um lugar aconchegante e confortável faz toda a diferença, e simples truques podem fazer os espaços pequenos parecerem bem maiores!

Você pode ouvir muitas indicações de como o aproveitamento de cada centímetro do seu dormitório pode ser uma grande mudança, por isso separamos essas 8 dicas de como decorar quarto pequeno!

1.  Opte por cores claras

Os tons mais claros conferem uma sensação de que o ambiente é mais amplo , enquanto tons escuros podem “diminuir”. E não é só nas paredes que você deve usar cores mais claras, use-as também em painéis, roupas de cama e acessórios como tapetes e cortinas.

Ao selecionar por usar papel de parede ou adesivos, escolha os que têm o fundo mais claro também, mesmo que contenham outras cores mais chamativas. Tome cuidado com o excesso de núcleos e informações para não deixar o ambiente muito poluído visualmente.

2.  Utilize espelhos grandes

O uso de espelhos é uma das dicas mais aplicadas práticas. Pode parecer uma dica batida, mas o mais incrível é que funciona de verdade! Os espelhos refletem o ambiente  dando a sensação que eles são bem maiores, principalmente se você usar em conjunto com a primeira dica e usar cores claras.

Para não ocupar uma grande área da sua parede, a dica é deixar-los nas portas de correr do armário ou guarda-roupa, assim a mover de abrir e fechar também contribuir para refletir várias partes do cômodo e aumentar ainda mais a sensação de espaço maior.

3. Invista em uma boa cama

A cama geralmente é o objeto que mais toma espaço no ambiente, mas você não precisa escolher uma cama menor e desconfortável por causa disso. Hoje, existem no mercado várias opções de camas para espaços pequenos   que aproveitam o espaço que ela ocupa, dispondo do espaço abaixo para colocação de gavetas ou cestos de organização, por exemplo.

Você também pode otimizar o espaço de um quarto pequeno usando uma cama retrátil.  Acha estranho? Mas a ideia tem se popularizado e é uma boa opção para ter muito mais espaço, e a cama só entra em cena na hora que você desejar, muito mais simples e prático!

4.  Use prateleiras e nichos

Você pode usar muito do espaço que está disponível usando as paredes como aliadas! As prateleiras e nichos são excelentes para uma organização , mas também são uma maneira inteligente de usar as paredes em espaços pequenos.

Com elas, você incrementa a decoração e dispõe objetos que darão um toque especial ao cômodo. Prateleiras acima da cama podem substituir uma cabeceira que ocuparia um espaço desnecessário, assim como as prateleiras embutidas têm muito mais vantagens. Prateleiras ao lado da cama também são boas opções.

5.  Escolha bem os móveis

Os móveis de baixa estatura dão a impressão que o pé direito é mais alto e isso dá a sensação de amplitude. É importante também evitar armários e guarda-roupas com portas que abrem para fora. Prefira as portas de correr, pois elas conferem muito mais facilidade para manusear e são mais práticas.

Móveis multifuncionais são muito bons para esses espaços, como bancadas que se transformam em escrivaninhas. Pequenos armários também podem ser utilizados como criado mudo ao lado da cama. O investimento em móveis planejados é recomendado para que seus móveis tenham tamanhos perfeitos e, com isso, você não perca um espaço precioso do seu quarto!

6.  Traga tons coloridos para seu quarto

Já foi dito como as cores claras podem dar a impressão de espaço maior, mas isso não significa que você deve ter um quarto monocromático! Trazer cores para o seu quarto vai dar mais vida ao ambiente.  Mas, claro, sem exagerar.

No entanto, não abuse dos objetos decorativos. Você pode colocar itens coloridos que combinem entre si, deixando uma decoração bonita sem carregar demais o ambiente . Invista em almofadas e roupas de cama que são mais fáceis de mudar caso você canse da decoração, sempre renovando o ambiente e deixando o seu quarto com cara de novo!

7.  Deixe espaços livres para a circulação 

Atravancar seu quarto com móveis e objetos é uma péssima ideia. Lembre-se que espaço, menos é mais! O ambiente tem que ser o mais funcional possível. Então, abra mão de poltronas, baús ou pufes caso não tenha espaço suficiente para eles.

Deixe espaços de pelo menos 60 cm nos lados da cama e em frente aos armários , fica mais fácil a movimentação e você corre menos risco de se machucar. Preze sempre pelo seu conforto e deixe passagens livres para ajudar na praticidade do dia a dia.

8.  Mantenha seu ambiente organizado

Manter um ambiente sempre limpo e arrumado é uma dica valiosa. Um lugar bagunçado e desorganizado pode piorar a sensação de lugar apertado , além de ser muito desagradável. O acumulo de coisas é seu pior inimigo tem espaços, se desfaça do que não precisa!

Viu como não é difícil aproveitamento o espaço do seu dormitório com essas dicas de como decorar quarto pequeno? Basta ter criatividade e um pouco de paciência para analisar o que pode ser feito no seu quarto com o espaço que você tem disponível. Mas, independentemente disso, o seu quarto é onde você relaxa depois de um dia cansativo, então não fique com receio e invista no seu conforto

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.

Subscribe to get sent a digest of new articles by Mayara Mira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.