← Back to portfolio

Descubra as belezas dos filmes de Wes Anderson

Published on

Quando assistimos um filme de Wes Anderson parece que estamos vivendo um sonho. Seus filmes são belos e lúdicos, mesmo carregando significados mais profundos. 

A fotografia dos filmes de Wes Anderson é única e chama atenção pelas paletas de cores e simetria, além de histórias tragicômicas e envolventes.

Então, venha conhecer um pouco sobre esse diretor único e suas belas obras!

A carreira de Wes Anderson

A carreira do diretor americano começou em 1994, quando ao lado de seu amigo de faculdade Owen Wilson produziu um curta-metragem de 13 minutos chamado Bottle Rocket. Mais tarde, o curta acabou se tornando o primeiro longa-metragem do diretor.

A partir disso, a carreira como diretor de Wes Anderson foi se aprimorando e suas técnicas se aperfeiçoaram. O diretor conseguiu construir um universo com caraterísticas únicas e que possibilitam reconhecer suas obras apenas olhando uma única imagem de algum de seus filmes.

O diretor coleciona  indicações nas premiações mais famosas do cinema, como Oscar, Globo de Ouro e Bafta. Só seu longa “O Grande Hotel Budapeste”, lançado em 2014, recebeu as indicações de melhor roteiro original, melhor diretor e melhor filme no Oscar 2015.

Uma crítica feita por um site sobre o filme dizia que o diretor “utiliza muitos efeitos visuais, mas em seu caso, todos usados a favor da trama, sem “serem a trama”.

Confira a seguir algumas características e particularidades dos filmes de Anderson para conhecer as obras e estilo do diretor:

As cores e simetria

A fotografia dos filmes de Wes Anderson é facilmente reconhecível. Os filmes são cheios de cores saturadas e com uma pegada mais vintage. As cores contribuem para que suas obras sejam mais leves, mesmo com o uso de cores fortes. Dificilmente seus filmes têm cenas com cores frias e escuras.

O artista Josef Alberns, que utilizava muitas cores em suas obras, disse que nunca vemos as cores como elas realmente são, e por isso a cor é o meio mais relativo na arte. Assim, isso reflete muito a importância das cores nos filmes do cineasta.

Além das cores, o diretor é aficionado por enquadramentos milimetricamente simétricos. A geometria perfeita é utilizada constantemente, montando composições nos mais diversos tipos de cenas, seja no close dos personagens, nos cenários ou em paisagens.

Elenco quase fixo

Outra características que ajuda a reconhecer seus filmes são os atores recorrentes, como Bill Murray, que participou de todos os longas feitos por Wes Anderson. Os atores Owen Wilson e Jason Schwartzman também são parcerias constantes.

Bill Murray, ator com uma carreira brilhante e que já estrelou filmes aclamados pela crítica elogiou o diretor em uma entrevista online, disse que “Wes Anderson é uma das pessoas que realmente fazem cinema atualmente”.

Elementos do mundo infantojuvenil

Os filmes de Wes Anderson levam o espectador à um mundo de fantasia, como na literatura infanto-juvenil. O cineasta já declarou que os livros O Apanhador do Campo de Centeio, de J. D. Salinger, e os quadrinhos da Turma de Charlie Brown, de Charles Schulz, são algumas de suas inspirações na hora de criar os universos de seus filmes.

O filme Moonrise Kingdom é o maior exemplo dessa inspiração. A trama conta a história de dois pré-adolescentes que se sentiam deslocados. Eles se conhecem, apaixonam-se e fogem juntos por uma pequena ilha para viver seu amor. Parece uma história simples e batida no cinema, mas as peculiares que Anderson adiciona a transforma em uma obra magnífica!

Trilhas sonoras fabulosas

No cinema, as trilhas são responsáveis para dar clima e ajudar na ambientação, e Wes Anderson sabe fazer isso como ninguém! Em filmes como “Três é demais” é possível ouvir Rolling Stones. Em “Os Excêntricos Tenenbaums”, é a canção “These days” da cantora Nico que dá um toque especial à cena icônica que Margot (Gwyneth Paltrow) desce de um ônibus para encontrar seu irmão Richie (Luke Wilson).

Mas é o filme “A Vida Marinha de Steve Zissou”, estrelado por Bill Murray, que merece destaque. A trilha sonora inteira é composta por músicas de David Bowie interpretadas por Seu Jorge, que também atua no filme.

A autenticidade do estilo de Wes Anderson o faz ser um dos diretores mais consagrados do cinema na atualidade. Se você ficou curioso para conhecer suas obras, confira a filmografia do diretor:

  • Pura Adrenalina (1996)
  • Três é demais (1998)
  • Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
  • A Vida Marinha de Steve Zissou (2003)
  • A Lula e a Baleia (2005)
  • Viagem a Darjeeling (2007)
  • O Fantástico Senhor Raposo (2009)
  • Moonrise Kingdom (2012)
  • O Grande Hotel Budapeste (2014)
  • Ilha de Cachorros (2018)
  • The French Dispatch (2021)

Os filmes de Wes Anderson trazem um pouco mais de cor e magia para nossos dias. Cada detalhe é pensado e produzido para nos remeter à fantasia e emocionar com as histórias. Então, adicione as obras na sua lista e aproveite!

Você já conhecia as obras de Wes Anderson? Conte nos comentários qual seu filme favorito do diretor!

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.

Subscribe to get sent a digest of new articles by Mayara Mira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.