← Back to portfolio

Confira dicas para criar seu jardim vertical em casa ou apartamento

Published on

Os jardins verticais são boas opções para quem quer cultivar plantas em casa, mas que acabam não fazendo por acharem que não tem espaço suficiente para isso. No entanto, aproveitar lugares que você nem imaginava para criar seu jardim vertical é uma de suas vantagens.

É comum que as casas e apartamentos estejam cada vez menores. Com isso, acabamos tendo que nos adaptar e ter muita criatividade para ter uma vida confortável nesses pequenos espaços.

Ter um cantinho verde em casa pode ser muito simples e sem dar muito trabalho. Basta escolher bem quais plantas você quer e o local onde deseja criar o jardim vertical. Levar um pouco de natureza para o ambientes pode ser muito benéfico para sua saúde também, além de deixar o lugar muito mais agradáveis.

Por isso, veja as dicas a seguir para criar o seu jardim na sua casa ou apartamento!

Escolha as plantas para o jardim

Antes de tudo, defina o lugar que você pretende construir seu jardim vertical. Pode ser em um corredor, a varanda que você tem ou qualquer outro lugar que seu jardim vá receber uma iluminação adequada para que suas plantas não morram.

O tipo de planta que você quer cultivar também é muito importante. Algumas plantas precisam de mais sol, outras nem tanto. A quantidade de água é outro fator fundamental, têm plantas que precisam ser regadas todos os dias.

Para quem mora em apartamento, a dica é utilizar vasos e floreiras e escolher plantas que crescem mais devagar para não dar tanto trabalho. Ao optar por plantas que crescem mais rápido, a necessidade de manutenção também será mais frequente.

Comece a criar um jardim vertical em casa ou apartamento

São muitas opções para você criar seu jardim vertical, otimizando o espaço disponível e deixando tudo muito bonito. Use a sua criatividade para construir a estrutura e utilize materiais recicláveis como pallet, madeira de demolição, latas, entre outros materiais que podem ser usados como vasos para as plantas.

As garrafas PET e canos de PVC são ótimas opções. Além do reaproveitamento de materiais serem mais sustentáveis, ainda ficam com um aspecto muito bonito.

Você pode usar treliças de ferro como base para a construção do seu jardim, pode colocar ganchos na parede para pendurar vasos ou usar pallets como se fossem pequenos nichos para plantar, faça da forma que fique mais prático para você.

Lembre-se de fazer seu jardim vertical em um lugar funcional para facilitar o momento de cuidar das plantas. Coloque as plantas que precisam de menos água na parte superior, pois facilita a evaporação da água.

Jardins verticais mal feitos podem acabar dando mais problemas do que benefícios. Para que isso não aconteça, você tem que saber que deve ter disposição e tempo para se dedicar e não deixar suas plantas estragarem.

Mais dicas para você

Confira mais dicas para ter um jardim vertical lindo:

  • Se for utilizar vasos, dê preferência aos de barro, pois absorvem melhor a água;
  • Fique atento na coloração das folhas e flores das suas plantas, a  mudança na cor pode dar sinais que sua planta não está tão saudável;
  • Observe se a estrutura que você utiliza é forte o suficiente para aguentar o peso, veja se a estrutura está bem fixada e firme para não ter problemas futuros;
  • Os locais onde você vai plantar tem que ter furos nos fundos para que a água escorra e não acumule;
  • Não é necessário ter um grande espaço para criar seu jardim vertical, analise um espaço e faça algo adaptado para esse lugar;
  •  Impermeabilize a parede que vai receber o jardim vertical, isso vai evitar que sua parede estrague com o contato constante com água e umidade.

Com um pouquinho de paciência e cuidados você consegue criar seu jardim vertical ou horta em casa sem grandes dificuldades. Além disso, as plantas ainda dão um toque especial ao seu lar!

E você? Já começou a planejar seu jardim? Conte nos comentários a sua experiência!                                           

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.

Subscribe to get sent a digest of new articles by Mayara Mira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.