← Back to portfolio

Conheça os benefícios da meditação mindfulness no dia a dia

Published on

O mindfulness (tipo de meditação não religiosa) é uma prática que tem se popularizado mundo afora nas últimas décadas. Essa meditação consiste em desenvolver a “atenção plena”, em que você foca toda atenção no aqui e agora, sem se prender no passado ou futuro.

O pesquisador norte-americano Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts (EUA), foi quem criou um projeto que visava a redução de estresse e dores crônicas baseado na técnica da atenção plena. Após seus estudos, a técnica começou a ser difundida em todo o ocidente.

Há diversos estudos que comprovam benefícios significativos para a saúde de quem pratica o  mindfulness. Em um mundo onde a correria é constante, como meditar se você não tem tempo ou um lugar calmo para praticar?

Meditação ou mindfulness?

O mindfulness tem suas raízes nas práticas budistas, mas sem estar atrelada à preceitos religiosos. A técnica nada mais é que a tradicional meditação budista com uma nova roupagem.

Para entender melhor, a origem da palavra meditar vem do latim mederi, que significa “curar, tratar”. Portanto, meditar significa cultivar sabedoria e desapegar-se das fixações que criamos nas nossas mente e que são a origem de nossos sofrimentos.

Assim que começamos a prática da atenção plena é possível perceber como nossas mentes estão fora de controle. O treinamento consiste em técnicas que buscam a consciência e atenção no momento presente, e para isso não existe hora nem lugar.

No livro “No Coração da Vida” (Editora Lúcida Letra, 2014) a Monja Jetsunma Tenzin Palmo diz que “nunca haverá um momento e um lugar ideais, porque levamos conosco a mesma mente a todos os lugares. O problema não está lá fora, em geral o problema está dentro de nós. E por isso precisamos cultivar a transformação interior”.

Como começar a praticar o mindfulness?

O jovem Lama Phakchok Rinpoche explica que no budismo tibetano a palavra mindfulness é uma tradução do termo “drenpa”, e é algo como “Não esquecer. Mas ao mesmo tempo, lembrar-se. Mas ao mesmo tempo, saber o que é o errado e o que é o certo”.

Para os iniciantes o começo pode parecer difícil, estamos com nossa mentes acostumadas com a ansiedade e o funcionamento acelerado da vida moderna.

Com o tempo e com prática, nota-se as vantagens de desacelerar. Você começa a ter consciência da sua respiração, permitindo que você se conecte com o presente. Não há necessidade estar em um lugar ou momento específico, apenas pare alguns minutos onde estiver e siga as instruções:

  • Comece sentando-se de modo que fique com a coluna reta. Se estiver sentado, firme seus pés no chão;
  • Respire profundamente e tenha consciência da sua respiração e no ar que entra e sai dos pulmões. Deixe que ela traga você para o momento presente;
  • Tente manter o foco na sua respiração, se sua mente se distrair, apenas volte a se concentrar na respiração;
  • Comece a observar seu fluxo de pensamentos, sem julgamentos. Tenha consciência que são apenas pensamentos, criações da sua mente agitada e que seu pensamento não é você;
  • Permaneça com a mente relaxada e centrada, deixando os pensamentos fluírem e irem embora, sem se envolver com eles;
  • Depois de entender e deixar que seus pensamentos sigam seus caminhos sem que interfiram na sua prática, você vai perceber que basta ter consciência da sua consciência, e dessa forma você aprende a manter a atenção plena.

Depois que você estiver mais familiarizado, fica mais simples parar a qualquer momento do dia - mesmo durante suas atividades – e praticar.

Quais as vantagens da prática diária de mindfulness?

Segundo o professor Kabat-Zinn, após iniciar seus experimentos e ensinar as técnicas budistas aos seus pacientes que sofriam com dores crônicas, as reações vieram imediatamente e eles diziam que aquilo havia mudado suas vidas.

Os estudos do professor Kabat-Zinn comprovaram cientificamente o que ele havia percebido logo no começo dos estudos: a prática de mindfulness melhora a concentração, reduz estresse, diminui sentimentos negativos como a tristeza e depressão, aumenta bem-estar e qualidade de vida dos praticantes.

Além desses benefícios, começar a praticar desenvolve a autodisciplina e a possibilidade de se conhecer melhor. Quando você começa a se conhecer melhor, entende que a mente é confusa e fixada. É como tirar uma venda dos olhos e conseguir enxergar com clareza depois de passar tanto tempo com os olhos tapados.

Alguns dias após iniciar a prática você já percebe a diferença, e o segredo é dar continuidade e praticar diariamente. Dessa forma, você começa a notar os benefícios do mindfulness no dia a dia. E lembre-se: sempre volte sua atenção para o presente.

Você já conhecia ou pratica a meditação mindfulness? Conte sua experiência nos comentários!

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.

Subscribe to get sent a digest of new articles by Mayara Mira

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.